O projecto “Arte com Expressão” surge no âmbito da unidade curricular de Projecto, do 3º ano de Animação Sociocultural.
“Arte com Expressão” é um projecto de matriz artística, no âmbito da Animação Sociocultural, que irá realizar-se no dia 6 de Junho de 2009, no Centro de Lazer da Portagem – Marvão. Ao longo deste dia, irão ter lugar actividades de índole artística tais como mostra de artesanato, apresentações teatrais e actuações musicais.
Este projecto destina-se à população em geral e também a turistas espanhóis e tem como principal objectivo divulgar algumas das actividades, dentro do ramo das artes, existentes no concelho.

Avaliação

Segundo Jaume Trilla (1997), “Qualquer acção, processo ou projecto que uma pessoa ou um grupo humano realize deve ser avaliado para se constituir num elemento de avanço, de mudança ou de progresso. Podemos definir a avaliação como a recolha e a análise sistemática de todas as informações necessárias para determinar o valor ou o mérito das acções realizadas ou em curso de realização. (…) Toda a avaliação é algo mais do que uma mera descrição ou análise; é, fundamentalmente, uma comparação entre “o que há” e “o que julgamos que deveria haver”. (…) A avaliação tem um “porquê” e um “para quê” que contextualizam e condicionam o “quê”, o “quem”, o “como”, o “quando” e o “onde” dessa avaliação.

A realização do nosso projecto sofreu uma expressiva alteração por motivos de força maior. Devido às más condições climatéricas vimo-nos forçados a alterar o local de dinamização do mesmo, sendo este, assim, realizado na Sociedade Recreativa da Portagem e não no Centro de Lazer da Portagem. Esta alteração repentina e forçada de local, acabou por condicionar significativamente o desenrolar do nosso projecto, desmotivando-nos um pouco ao início. No entanto, apesar deste contratempo, consideramos que não foi totalmente negativo, uma vez que nos obrigou a encontrar soluções para resolver o problema, o que é uma mais valia para a nossa aprendizagem prática do que podem ser as dificuldades no desenvolvimento de um projecto. Como nem sempre tudo corre como desejado e planeado, temos de aprender com as dificuldades dos projectos realizados, de forma a melhorar projectos futuros.

O início do projecto estava marcado para as 10:30h, mas devido ao mau tempo que se fez sentir houve um ligeiro atraso por parte de todos os artesãos, o que consequentemente, levou a um atraso geral do começo da intervenção. Depois de tudo preparado deu-se início, simultaneamente, ao ateliê de teatro e à mostra e experimentação de artesanato, actividades estas que se desenrolaram ao longo de todo o dia. A primeira actividade foi constituída, num primeiro momento, por um conjunto de jogos de confiança dinamizados por nós em conjunto com o Grupo de Teatro Amador de Marvão e num segundo momento, pela construção de cenários e adereços, para posterior utilização na realização da peça de teatro. Consideramos que foi uma actividade em que todos os participantes se demonstraram muito motivados e entusiasmados e foi na actividade de construção de cenários e adereços que mais se denotou a aderência e interesse por parte de todos, independentemente da idade.

Na mostra e experimentação de artesanato, a afluência foi mais reduzida mas os participantes mostraram interesse em conhecer as técnicas e instrumentos utilizados na confecção das peças expostas, levando mesmo alguns presentes a querer experimentar essas mesmas técnicas.

Como esperado, o ateliê foi mais frequentado por público mais jovem e em maior número e a experimentação em menor número e por pessoas mais velhas, o que na nossa opinião se verifica devido aos gostos “característicos” de cada faixa etária.

Mais para o final da tarde, teve lugar a representação de duas peças de teatro encenadas e produzidas ao longo do ateliê. Inicialmente a nossa ideia era haver a representação de uma única peça, mas no decorrer na actividade, devido ao número de participantes e interesse mostrado pelos mesmos, optámos pela divisão do grupo em dois e pela realização de uma segunda peça. Para a realização das peças, não foi disponibilizado, por nós, qualquer tipo de bases (textos, ideias, etc.), ficando assim ao critério da imaginação dos elementos de cada grupo. Notou-se grande satisfação por parte do “público” a quando da apresentação da peça, devido à sua espontaneidade.

Ao longo de todo o dia a socialização, entre todos os presentes e nós próprios, foi bem visível e uma mais valia para o desenrolar do mesmo. A animação musical levada a cabo pelo acordeonista e o almoço convívio de porco no espeto contribuíram significativamente para esta socialização.

Apesar dos contratempos e cientes de que se o projecto tivesse sido desenvolvido no local inicial (Centro de Lazer da Portagem), toda a dinâmica teria sido beneficiada, pois a afluência seria certamente superior à alcançada, o nosso balanço final é positivo, pois os nossos objectivos foram atingidos e a satisfação por parte dos participantes foi notória, sendo mostrado interesse por iniciativas futuras deste género. Consideramos a realização deste projecto uma mais valia para todos nós, a nível pessoal e profissional.