O projecto “Arte com Expressão” surge no âmbito da unidade curricular de Projecto, do 3º ano de Animação Sociocultural.
“Arte com Expressão” é um projecto de matriz artística, no âmbito da Animação Sociocultural, que irá realizar-se no dia 6 de Junho de 2009, no Centro de Lazer da Portagem – Marvão. Ao longo deste dia, irão ter lugar actividades de índole artística tais como mostra de artesanato, apresentações teatrais e actuações musicais.
Este projecto destina-se à população em geral e também a turistas espanhóis e tem como principal objectivo divulgar algumas das actividades, dentro do ramo das artes, existentes no concelho.

Conhecer a Portagem

A Portagem é uma aldeia do Norte Alentejano pertencente à freguesia de São Salvador da Aramenha, concelho de Marvão, distrito de Portalegre.
Nas últimas duas décadas, a povoação da Portagem tem-se assumido como um epicentro de todo o concelho. Razões para este fenómeno não são difíceis de encontrar. De um mero local de passagem, que o ainda era nos inícios da década de sessenta do século XX começou-se a transformar, gradualmente, no centro de lazer que é actualmente.
Tem como principais actividades económicas a agricultura, a ovicultura e a restauração.
A portagem possui equipamentos que dão vida e animam o dia-a-dia de quem lá reside e/ou de quem por lá passa. Consideramos importante fazer referência à existência da Escola Básica e Integrada com Jardim de Infância da Ammaia (o único estabelecimento de ensino), da ludoteca, do polidesportivo descoberto e das duas piscinas (com grande afluência durante toda a época balnear, não so pela população do distrito de portalegre, como também por visitantes do pais vizinho).
A origem do topónimo é facilmente explicável. Aqui havia que pagar os direitos para passar para Espanha. Por aqui passava e continua a passar a via que liga Portugal ao país vizinho. A torre da Portagem lá se encontra a testemunhar este facto.
O edifício, paralelepipédico de características arquitectónicas claramente medievais, acolhia os funcionários e guardas que se encarregavam de recolher os direitos de passagem. Até à transferência da alfândega para Castelo de Vide, aqui funcionou, até ao século XIX, a alfândega de Marvão.
Subsistem, contudo, algumas dúvidas quanto à forma de transposição do rio Sever junto à torre da Portagem. Não temos conhecimento da existência de alguma ponte anterior ao século XV neste local. Sabe-se que a erradamente denominada ponte romana da Portagem remonta, afinal, aos inícios do século XVI. A Ponte da Portagem foi construída neste local com os materiais de uma outra e, esta sim, de origem romana, que se situava junta à cidade romana
de Ammaia.