O projecto “Arte com Expressão” surge no âmbito da unidade curricular de Projecto, do 3º ano de Animação Sociocultural.
“Arte com Expressão” é um projecto de matriz artística, no âmbito da Animação Sociocultural, que irá realizar-se no dia 6 de Junho de 2009, no Centro de Lazer da Portagem – Marvão. Ao longo deste dia, irão ter lugar actividades de índole artística tais como mostra de artesanato, apresentações teatrais e actuações musicais.
Este projecto destina-se à população em geral e também a turistas espanhóis e tem como principal objectivo divulgar algumas das actividades, dentro do ramo das artes, existentes no concelho.

Enquadramento Teórico

Animação Sociocultural:
A Animação Sociocultural é definida das mais diversas formas, consoante o autor e a época, no entanto todas as definições se tocam num ou noutro ponto.
Jaume Trilla, tentando reunir as componentes que lhe parecem mais essenciais da ideia de Animação Sociocultural, sugere como uma definição possível “o conjunto de acções realizadas por indivíduos, grupos ou instituições numa comunidade (ou num sector da mesma) e dentro do âmbito de um território concreto, com o objectivo principal de promover nos seus membros uma atitude de participação activa no processo do seu próprio desenvolvimento quer social, quer cultural.”
“A Animação Sociocultural é um processo que visa a consciencialização participante e criadora das populações.
Tem uma metodologia própria que, em termos gerais, tem as seguintes linhas mestras:
É um processo deliberado e constante destinado a estimular as pessoas e os grupos para que se auto-desenvolvam, mobilizando todas as suas faculdades, no sentido da resolução dos seus problemas reais e colectivos.
É um despertar para a descoberta e desenvolvimento das potencialidades e capacidades de cada comunidade. É a aquisição da competência necessária para que os grupos (comunidades) sejam agentes de mudança e não meros espectadores passivos.” (DFT/FAOJ, 1975: p.1)
Segundo Augusto Santos Silva (ex. Ministro da Educação e ex. Ministro da Cultura) "A Animação Sociocultural é um método e uma estratégia, é um modo de fazer desenvolvimento comunitário que se baseia em dois princípios fundamentais: o primeiro é partir de uma realidade local e comunitária (não deve partir de modelos exteriores ou estranhos a essa realidade); o segundo é procurar intervir também e prioritariamente naquilo que hoje se chama o imaterial, e que nas formulações mais clássicas da Animação Sociocultural nós chamávamos a cultura, mas a cultura entendida como normas de comportamento e tradições. A cultura não deve ser entendida como cultura cultivada, mas no sentido dos modos de ser, agir e pensar das populações. (…) Portanto, o que caracteriza a Animação Sociocultural é essa opção por uma intervenção centrada nas mentalidades, nos modos de ser, nas maneiras de pensar e agir e muito centrada nas questões da formação, da educação e da cultura.”
"Animação pode ser vista como uma trajectória de uma tensão criadora de uma teoria e prática. A teoria é questionada pela prática sobre a validade dos modelos de análise e da acção proposta; a prática é questionada pela teoria sobre o motivo da sua coerência e eficácia". Jean-Claude Gillet

Animação Sociocultural no meio rural:
A acção da Animação Sociocultural, em meio urbano, deve assentar em programas que promovam o meio rural como espaço de valorização cultural e a auto-estima dos que nele vivem.
A intervenção da Animação Sociocultural, no meio rural, deve ter base nos pressupostos definidos por Vega, que assentam em três elementos chave:
“1. A promoção do meio rural deve surgir do próprio meio e desenvolver-se às suas custas para que seja realmente eficaz; quando assim não acontece é porque obedece a uma iniciativa exterior e vai necessitar que se enquadre rapidamente no meio para que se torne própria.
2. Apoio através de uma verdadeira acção educadora, facilitando ordenadamente os conteúdos e procedimentos adequados para o seu desenvolvimento.
3. Aproximar as actividades de Animação ao estudo e análise da realidade económica e social da região ou zona intervencionada. Podemos dizer que o objectivo geral de todos os programas de Animação Sociocultural no âmbito rural, é melhorar a qualidade de vida da comunidade pertencendo a participação, dando impulso ao associativismo e criando uma consciência de solidariedade.”
(VEGA, Cármen. 1997: pp. 75-76)


Animação Artística:
A Animação Artística tem como principais objectivos o desenvolvimento da criatividade, expressão e criação cultural ou artística, metodologicamente centradas na actividade e desenvolver capacidades artísticas e criativas nas pessoas, através da prática.


O Animador:
O Animador é aquele que realiza tarefas e actividades de animação, estimulando os intervenientes para uma determinada acção. É também um agente social, visto intervir não com indivíduos isolados, mas sim com grupos ou colectivos, sendo assim um mediador, um intermediário, um companheiro e um elo de ligação entre um objectivo e os intervenientes


Projecto “Arte com Expressão”
O projecto “Arte com Expressão” é um projecto de Animação Sociocultural de matriz artística, que surge no âmbito da unidade curricular de Projecto, inserida no plano curricular do 2º semestre do 3º ano de Animação Sociocultural.
Foi-nos proposto a realização de um projecto de intervenção junto de uma instituição/associação que se inserisse na matriz própria de cada grupo.
A nossa escolha recaiu no Município de Marvão e mais concretamente na Associação Cultural de Acção Social de Marvão, por considerarmos ser uma associação que preenche os requisitos necessários para a execução do projecto por nós idealizado.